[OMONA! FASHION] Você conhece o Hanbok moderno?

Hanbok (em hangul 한복), vestimenta tradicional coreana marcada por suas cores vibrantes e silhueta única, é famoso por ser um dos símbolos mais icônicos e marcantes da cultura coreana. Atualmente os modelos tradicionais popularizados se remetem a Era Joseon, embora sua existência tenha sido datada antes disso. Ao longo dos anos, o Hanbok sofreu diversas transformações, sem nunca perder a sua essência de equilíbrio das cores tradicionais de forma harmônica e também na suavidade dos movimentos e dos recortes do tecido.

Antes da Coreia sofrer uma grande influência da cultura ocidental no século passado, o Hanbok ainda era usado como vestimenta comum do povo coreano, sofrendo algumas modificações para tornar-se mais versátil no uso do dia-a-dia.

Ao contrário das atuais variações de Hanbok, os de antigamente não eram estampados, os que possuíam estampas pertenciam a famílias nobres, ou de cores escuras. Seus modelos também mudaram bastante, atualmente os Hanboks possuem menos camada de roupa e os tecidos são mais leves.

Os Hanboks tradicionais femininos são compostos por uma parte de cima (저고리jeogori) que destacam os ombros e pescoço de quem a usa e uma saia comprida que lembram levemente a forma de um sino (치마chima). Os Hanboks tradicionais masculinos também são constituídos por uma parte de cima (저고리; jeogori) e por uma calça (바지; baji). Além de acessórios que eram usados para complementar ambos.

Não se sabe ao certo os motivos para que os Hanboks modernos começassem a se tornarem extremamente populares, talvez possa ser a explosão da Onda Hallyu com seus dramas de época, ou até mesmo o divertimento da jovem população coreana ao provar as antigas tradições do país, ou talvez tenha sido pela sua praticidade na hora de se vestir e de se locomover, além de sua versatilidade tornando possível de usá-lo em qualquer ocasião e também da criação de modelos variados que sempre seguissem a atual moda coreana, apenas sabemos que isso começou a virar tendência em algum momento entre 2014 e 2015. Basta uma simples pesquisa na internet e vemos como o uso do Hanbok moderno, de forma casual, está se tornando extremamente viral, em sua maioria, entre mulheres em seus 20 anos ou até mesmo em adolescentes!

O grande desafio dos estilistas dessas criações é com certeza adaptar a peça para a tornar mais moderna e cômoda sem fazer com que perca a sua essência tradicional. As modificações no geral incluem uma paleta de cores mais clara e variada ao contrário do original, que possuía cores tradicionais da Coreia, mas em tons fortes, peças mais estampadas e em sua maioria floridas, a diminuição do comprimento da chima e alterações na gola do jeogori. Para os Hanboks masculinos, as maiores alterações foram no modelo da baji e também no do jeogori, sua paleta de cores deixou de ser vibrante, passando para cores mais escuras que deixem a roupa com uma aparência de seriedade até cores mais claras com estampas divertidas que deixa as peças com um ar juvenil.

Ye Bom (@yebom_yangpum), Lee Young Hee, Kim Young Jin (@tchaikim_official), Hwang Leesle (Leesle), Oh Kyung (Inohjudan), entre outros, são alguns dos nomes por trás de grandes marcas que promovem os Hanboks modernos. Vale a pena pesquisar sobre o trabalho deles.

E você? Gostou do Hanbok moderno? Já vestiu algum tipo de Hanbok? Conte para nós nos comentários.

Redação:  Isabella Silva
Edição/Revisão: Isabella Silva

*Não retire nosso conteúdo sem os devidos créditos*

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *