[K-TV] Profissões nos Doramas: Jornalismo‏

Annyeonghaseyooooo!!!

Quem é vivo sempre aparece! E este com certeza é o meu caso!

Para redimir meu atraso com vocês, resolvi fazer um post bem diferente! Estão prontos? Hoje, aqui na K-TV, daremos início ao “Profissões nos Doramas“!

Muito de vocês já estudaram ou continuam cursando uma graduação, outros ainda não decidiram que profissão devem seguir. Eu entendo! Eu mesma já me fiz a grande pergunta. “Eai, qual carreira eu escolho?

Olha, você nunca vai ter 100% certeza de qual é a certa, mas vale a pena fazer testes vocacionais e pesquisar um pouco sobre cada profissão. Mas, essas pesquisas não precisam ser algo chato não! Além de sites e textos, também é possível descobrir mais assistindo seriados e até doramas!

Hoje, que tal conhecer um pouco mais sobre o Jornalismo? E para contar um pouco mais sobre esta profissão, apresento a vocês o dorama “Pinocchio“!

Resuminho básico para aqueles que ainda não assistiram:

Estrelado por  Lee Jong-suk e Park Shin-hye, o K-Drama Pinocchio conta a história de um garoto que viu sua família ser arruinada por causa de uma notícia tendenciosa, que omitiu fatos e escondeu a verdade. Depois de perder o pai e quase passar dessa para melhor, quando sua mãe resolveu por fim na vida dos dois, o garoto foi encontrado por um harabeoji muito fofo e meio confuso, que o adotou.

Claro que depois de toda sua história Choi Dal Po, nome que Ki Ha Myung ( Lee Jong-suk) adotou depois de ser resgatado, desenvolveu uma certa raiva de todos os veículos. Principalmente de uma jornalista em especial, mãe de sua sobrinha adotiva e grande amor, Choi In Ha (Park Shin Hye). Como filho de peixe, peixinho é, a garota, que não consegue mentir, resolveu se tornar jornalista e Choi Dal Po acaba a acompanhando. Sabem como é o amor, não é?

Então, vamos ao jornalismo dentro de Pinocchio!

– Reuniões diárias para discussões de pautas

Pois é, galera! É super normal em qualquer veículo de comunicação o editor juntar a galera em uma reunião, logo no começo do dia. Como o dorama mostra, são apresentadas ideias de pauta (assuntos) e as melhores são escolhidas para virarem matérias.

– Saídas em campo

Muitas vezes assuntos não aparecem, por isso o jornalista deve saber aproveitar as oportunidades, como exemplo: no k-drama, quando o irmão de Ha Myung salva um garoto de um atropelamento, jogando seu pequeno caminhão contra outro.

– A corrida para achar um furo de reportagem

O furo de reportagem é quando o veículo (jornal em TV, Web, Revista ou impresso) consegue um assunto inédito e, é o primeiro a divulgar. A corrida pelo furo aparece no dorama, quando In Na investiga a fundo a história da mulher que morreu na academia, descobrindo informações que o concorrente não possuía, que acabou passando a informação errada.

– Verificação das Informações

No jornalismo é extremamente necessário checar mais de duas vezes se a informação está correta. Se a notícia não for verídica, pode acabar prejudicando muitas pessoas, como aconteceu com a família de  Dal Po. Além disso, o veículo pode adquirir uma má reputação.

– Relacionamento com os chefes

Tradução da legenda da foto: “Eu sei que um dia você será igual a mim.”

Galera! Não vou mentir! Alguns chefes pegam sim no pé dos mais novos, como se fossem “os escolhidos”. Não é sempre e nem em todo veículo, mas acontece sim. No dorama  a lindíssima Yoon Yoo Rae (Lee Yoo bi) é escolhida por Jang Hyun Kyu (Min Sung Wook) como foco do seu tratamento especial. Mas é claro que também existem chefes que super ajudam e estão sempre à disposição para tirar dúvidas.

– Passar por situações bizarras e estranhas

Você pode conversar com qualquer jornalista no mundo, com certeza ele terá algum fato bizarro e engraçado para te contar sobre o trabalho. Pois é! Quando se trabalha com pessoas e fatos, à procura de notícia, é super normal conhecer pessoas bem diferentes e passar por situações engraçadas, estranhas e até bizarras. Mas essa é a graça da profissão! Mas espero que vocês nunca precisem passar por um ataque a redação, como ocorre do k-drama.

E ai, o que acharam sobre alguns fatos jornalísticos que estão presentes em Pinocchio? Ajudou a pesquisa e a conhecer mais sobre a carreira? Quero saber o que acharam, então, comentem aqui em baixo!

Eu sou um pouco suspeita para falar sobre a profissão, já que a escolhi para minha vida, mas posso dizer que o legal do k-drama é que ele mostra a vida dos focas – jornalistas recém-formados que começam nos veículos de comunicação – e como é trabalhar em um grande veículo de uma forma que se aproximou muito a realidade.

Antes de ir, preciso reforçar que o trabalho do jornalista é passar a informação ao público, revelando a verdade e ajudando a melhorar a sua cidade, país ou, quem sabe, o mundo? Depois de tudo isso, vou me despedindo, mas nos vemos em breve e prometo que volto rápido!

Annyeonghikeseyo!!!

Redaçaõ: Giu Capobianco
Revisão: Karen

*Não retire nosso conteúdo sem os devidos créditos*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *