KWc61HF

[IDOL STATION] SHINee (샤이니)

Olá, seguidores e amantes da cultura coreana! Estamos de volta com a coluna Idol Station e retornamos com um grupo cheio de brilho. Já sabem de quem estamos falando?! Quem é Shawol levanta a mão? Finalmente, estamos falando de um dos fenômenos que também já pisaram em solo brasileiro no ano de 2014.

SHINee (샤이니) é uma boy band sul coreana de  R&B contemporâneo. Formada pela SM Entertainment em 2008, tendo como integrantes TaeMin (태민), Onew (온뉴), Key (키), MinHo (민호) e JongHyun (정현). O grupo estreou no dia 25 de Maio de 2008 no programa  Inkigayo,  da SBS, com o seu single promocional, “Replay” (누난 너무 예뻐). Contudo, não é a toa que o grupo é considerado até mesmo um ícone da moda por ter começado a “SHINee TREND” (Tendência do SHINee, traduzindo livremente para o português) e são conhecidos por suas danças altamente sincronizadas e complicadas, além de seus vocais impecáveis.

No mesmo ano de estreia, os garotos conseguiram muitas conquistas, como o lançamento de seu primeiro álbum intitulado “The SHINee World”, tendo o primeiro singleLove Like Oxygen” (산소 같은 너), sendo a canção que conquistou o primeiro lugar em M! Countdown e, em poucos dias depois, recebendo o prêmio “Mutizen”.

No início de 2009, a SM Entertainment anuncia o retorno deles com o segundo mini álbum “Romeo”, tendo o singleJuliette” (줄리엣) lançado. Após alguns meses deste lançamento, os garotos tem o terceiro mini álbum “Year Of Us” e, com isso, a empresa afirma que este EP (CD) iria mostrar os talentos vocais do grupo e demonstrar as suas qualidades únicas.

O primeiro single digital “Ring Ding Dong” (링딩동) foi lançado e, assim, o grupo volta aos palcos, fazendo uma apresentação no Music Bank, da KBS.

No início de dezembro de 2009, SHINee ganhou o prêmio de “Popularity“, no  Golden Disk Awards. Em 2010, o grupo ganhou o principal prêmio “Bonsang” no Seoul Music Awards. Ainda no mesmo ano, começaram a promover sua canção “Jo Jo“, com performances ao vivo em programas de músicas locais.

O segundo álbum de estúdio, intitulado “Lucifer”, foi lançado. O vídeo da música para promover o primeiro single, também chamado de “Lucifer” (루시퍼), foi lançado no mesmo dia, poucas horas depois do álbum, liderando várias tabelas de vendas físicas e digitais na Coreia do Sul. O álbum foi relançado em uma versão repackaged, intitulado ”Hello”, tendo o videoclipe do single promocional, também chamado de “Hello” (헬로).

Em meio a suas atividades promocionais para o segundo álbum de estúdio, o grupo também participou da ”SMTown Live ’10 World Tour” ao lado de seus companheiros de gravadora. Além disso, realizaram sua primeira turnê “SHINee World”, em Tóquio.

Depois de longas datas e muitos trabalhos, o grupo teve muitas conquistas, conseguindo realizar suas turnês e lançar seus primeiros álbuns japoneses.

No ano de 2012, tiveram seu retorno e, claro, o anúncio de seu quarto mini álbum, intitulado “Sherlock” (셜록), que, mais tarde, tornou-se a versão digital do álbum, que também foi lançado seu videoclipe.

No ano seguinte, 2013, os garotos conseguiram realizar seus lançamentos, no qual, o trabalho ficou bem autêntico, ou seja, o grupo obteve muitas mesclas de estilos, podendo ser julgados através da visualização dos singles “Dream Girl” (드림걸), ”Why So Serious?”, ”Boys Meet U” e ”Everybody” (에브리바디). E os planos do grupo não pararam por aí, a SM Entertainment estava com um projeto de realizar o terceiro concerto solo em Março chamado “SHINee World III”.

Já no ano de 2014, o grupo focou em lançamentos com single japoneses e a realização da terceira turnê pelo Japão, que durou de Setembro a Dezembro. Em Junho, a Universal Music Japan (subelo da EMI Records Japan) lançou o décimo single em japonês “Lucky Star” do grupo. E os projetos pelo Japão continuaram com o álbum “I’m Your Boy”, precedido pelos singlesBoys Meet U”, “3 2 1” e “Lucky Star”. E, também, lançaram teaser da faixa título do álbum, “Downtown Baby“, em que os meninos fizeram apresentações ao vivo. O grupo fechou o ano com chave de ouro, lançando o seu terceiro álbum ao vivo gravado da turnê “SHINee World III“, realizada na Olympic Gymnastics Arena, contendo dois CDs com um total de 33 faixas.

E, antes de finalizar a matéria, não podemos esquecer de mencionar que dois integrantes do grupo realizaram seus debuts solos, no qual renderam muitas visualizações e suspiros das shawols. Vocês já conferiram inúmeras vezes, não é mesmo? Taemin com Danger e Jonghyun com Crazy.

E os shawols pedem, e o seu desejo se torna realidade. No início de 2015, o grupo mais esperado pelo seu comeback, volta para as telinhas do youtube, com o mais novo single japonês, “Your Number“, um MV cheio de moda, com muitas fofuras, que só o SHINee consegue mostrar. E, olha só, eles estão mostrando um pouco  do mais novo espaço que a SM lançou, COEX Artium, que foi inaugurada este ano. Muitos gritos e corações disparados não é mesmo? E ai, já curtiu e escutou milhares de vezes? Se sim, vamos escutar mais um pouco! Estes garotos são sensacionais mesmo, que MV cheio de fofura e ainda mais, estão  Então, vamos lá…

Mesmo coma volta dos garotos com o single japonês, confessamos que queremos um comeback coreano, fala ai, o que vocês acham? #Voltacomtudoshinee. Bom, enquanto aguardamos uma canção novinha e folha na versão coreana, fiquem com a ficha técnica dos integrantes.

:: FICA TÉCNICA DOS INTEGRANTES ::

Nome Artístico: Onew (온유)

Nome:  Lee Jinki

Posição no grupo: Líder, vocalista principal

Data de nascimento: 14/12/1989

Local de nascimento: Suwon, Gyeonggi-do

Altura: 1,77m

Peso:61kg

Tipo sanguíneo: O

Apelidos: Dubu, Ondubu

Interesses: Ouvir música, tocar piano e comer frango

Curiosidade: Desde 2006 já treinava na academia da SM

Fandom: MVIP’s

Twitter: @skehehdanfdldi

Nome Artístico: Jonghyun (종현)

Nome:  Kim Jonghyun

Posição no grupo: Vocalista principal

Data de nascimento: 08/04/1990

Local de nascimento: Seoul

Altura: 1,73m

Peso: 56kg

Tipo sanguíneo: AB

Apelidos: Bling Bling, puppy, Jjong, Dino

Interesses: Assistir filmes, dançar, compor músicas, tocar piano

Curiosidade: Desde 2005 já treinava na academia da SM; tem uma irmã mais velha (Kim Song Dam)

Fandom: Blingers

Instagram: @jonghyun.948

Twitter: @realjonghyun90

Nome Artístico:  Key (키)

Nome:  Kim Ki Bum

Posição no grupo: Rapper e Vocalista guia

Data de nascimento: 23/09/1991

Local de nascimento:Daegu

Altura:1,77m

Peso: 59kg

Tipo sanguíneo: B

Apelidos: Almighty Key  (Todo poderoso Key)

Interesses: Ama moda

Curiosidade: Desde 2005 já treinava na academia da SM (National Tour Audition Casting)

Fandom: Lockets ou Little Freaks

Instagram: @bumkeyk

Nome Artístico:  Minho (민호)

Nome:  Choi Min Ho

Posição no grupo: Rapper vocalista de apoio e visual do grupo

Data de nascimento: 09/12/1991

Local de nascimento: Incheon

Altura: 1,84m

Peso: 60kg

Tipo sanguíneo: B

Apelido: Flaming Charisma

Interesses: Adora esportes

Curiosidade: Desde 2006 já treinava na academia da S.M; é considerado um dos melhores ídolos esportistas e já foi considerado o ACE no programa LET’S GO DREAM TEAM, ganhando até um carro; tem um irmão mais velho (Choi Min-Seok)

Fandom: Flamers

Nome Artístico:  Taemin (태민)

Nome:  Lee Taemin

Posição no grupo:Maknae, dançarino principal e vocalista

Data de nascimento: 18/07/1993

Local de nascimento: Seoul

Altura: 1,79m

Peso: 59kg

Tipo sanguíneo: B

Apelido: Flaming Charisma

Interesses: Adora esportes

Curiosidade: Desde 2005 já treinava na academia da SM; tem um irmão mais velho (Lee Tae Sun)

Fandom: Taemints

Fonte: WIKIPEDIA, SHINee Brazil

Redação: Karen e Kariny

Revisão/Edição: Carol Yeh

2 thoughts on “[IDOL STATION] SHINee (샤이니)”

  1. Amei esse espaço para o Shinee ! Sou shawol e realmente amei se possível vcs poderiam complementar com o novo single japonês deles chamado your number? Gosto muito das matérias que vocês fazem, espero ver muitas mais sobre outros grupos! Kpopstation Fighting!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>