DSC_9628

[COBERTURA KS] CELEBRANDO O ANO NOVO LUNAR (설날) NO BRASIL

Olá, amantes da cultura coreana, como todos sabem ou devem ter lido, no dia 19 de fevereiro, começou um dos maiores feriados na Coreia, o Ano Novo Lunar (ou Seollal), que é celebrado no primeiro dia do calendário lunar, tendo a duração de três dias.

O Seollal (설날) é repleto de tradições desde alimentos, roupas até atividades tradicionais. Assim sendo, no dia 18 de fevereiro (fuso horário do Brasil), a equipe do Kpop Station junto ao Centro Cultural Coreano fizeram questão de deixar marcada esta data especial, trazendo um pouco desta tradição aos seguidores da cultura coreana em nosso país.

Então vamos começar nossa celebração…

1ª Etapa: Todos precisavam vestir a roupa tradicional coreana, chamado Hanbok.

2ª Etapa: Aprender o Sebae (세배), que é a forma tradicional de cumprimento do Seollal, no qual todos os jovens da família cumprimentam os mais velhos, desejando Feliz Ano Novo e recebendo em troca o Sebaedon (세뱃돈), envelopes de dinheiro de ano novo. Lembrando que, homens e mulheres possuem modos diferentes de se cumprimentar, no qual, ao fazer a reverência o homem coloca a mão esquerda em cima da mãe direita; e a mulher a mão direita em cima da mão esquerda.

Cumprimento: Homens.
Cumprimento: Mulheres.
Cumprimento: Casal

3ª Etapa: Após o cumprimento, aprendemos a pronunciar “Saehae bok mani badeuseyo”, que significa “tenha um ano novo abençoado”, desejando coisas boas ao ano que se inicia.

4ª Etapa: Colocar em prática todas as habilidades de canto, dança e língua coreana com a música de ano novo: “까치까치 설날은”.

Para entrar ainda mais no clima, não podia faltar o Tteokguk (떡국), um prato tradicional da celebração do ano novo lunar na Coreia. O prato é composto de sopa (Guk) com bolos de arroz em fatias finas (Tteok). A tradição de comer tteokguk no dia de Ano Novo acontece, pois se acredita que o consumidor terá um ano de sorte, além de ganhar um ano de idade (Na idade coreana, a transição acontece ao comer tteokguk durante o Ano Novo Lunar, e não no aniversário, como no resto do mundo).

Nos costumes antigos, o ato realizado era de consumir uma tigela de tteokguk na manhã do dia de Ano Novo para ficar “um ano mais velho”, e também diziam “Quantas taças de tteokguk você já comeu?” para perguntar a idade de uma pessoa.
No dia do Ano Novo Lunar, a família realiza rituais aos ancestrais, servindo tteokguk aos seus antepassados.

A celebração do Seollal é realmente diferente, pois utiliza até mesmo jogos e brinquedos tradicionais. E os participantes, em um momento de muita descontração e diversão, tiveram a oportunidade de aprender.

Como legítimos fãs de K-pop, não podia faltar um pouco de dança. Para a filmagem da KBS, todos mostraram um pouco dos seus passos dançando Super Junior, e ainda com um pouco do clima carnavalesco, arriscaram até samba.

São muitos os significados que estão por trás da tradição e das atividades realizadas nessa data, quem estava presente, pôde, literalmente, se inserir na cultura e até mesmo aprender novas palavras, compartilhar um momento agradável e ter muitas experiências. Para quem gosta da Coreia e da sua cultura, é sempre uma honra presenciar essas descobertas.

Atenciosamente equipe do Kpop Station

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>