[UNDERGROUND STATION] Epik High

HERE IT’S MOTHERF*CKING DO OR DIE!

Epik High é um trio de hip-hop composto por: Tablo, Mithra Jin e DJ Tukutz.

Todos já se envolviam com a música, até que o acaso os reuniu para criar o Epik High em 2001. Em 2003 foram para Woolim Entertainment (mesma agência do INFINITE e Nell) e lançaram seu primeiro álbum, “Map of the Human Soul”.


(Map of the Human Soul)

Na época, o hip hop ainda era um gênero não muito conhecido na Coréia. Então o Epik High, para aumentar a sua popularidade, se juntava a apresentações de grupos de hip hop underground como “CB Mass”, “Movement Crew” e o rapper Tiger JK (Drunken Tiger). Eles receberam a atenção merecida somente no seu terceiro álbum, “Swan Songs”.


(Swan Songs)

Duas músicas desse álbum, “Fly” e “Paris”, alcançaram o topo dos charts dos programas musicais e rankings da internet, finalmente lançando-os no mercado musical.

Em 2009 eles decidiram sair e criaram sua gravadora independente chamada Map the Soul, que contava com nomes como MYK, Planet Shiver e Dok2. O sétimo trabalho foi um álbum com o mesmo nome, e saíram em turnê mundial para promoção.

Sem os benefícios e recursos financeiros de uma gravadora renomada, o Epik High ainda assim foi capaz de criar músicas de alta qualidade para seus fãs.

No final de 2009, DJ Tukutz se alistou no serviço militar obrigatório.

Em 2010, Tablo e Mithra Jin juntaram novamente o Epik High a Woolim Entertainment, lançando o videoclipe “Run”, sendo: Myungsoo (ator principal), Sunggyu (guitarra), Woohyun (baixo) e Sungjong (teclado), anteriormente a seu debut como INFINITE. Porém, no final do ano, Mithra Jin também se alistou. Simultaneamente, Tablo iniciou um projeto solo e assinou um contrato de 4 anos com a YG Entertainment, assegurando aos fãs de que isso não significava o fim do Epik High.

Em 2012, após um hiatus de 3 anos, o Epik High retornou, como integrante da YG Entertainment, com o single “It’s Cold” (feat. Lee Hi).

Ainda no mesmo ano, lançaram os MVs de “Up” (feat. Park Bom, do 2NE1) e “Don’t Hate Me”, estabelecendo sua relação com a nova gravadora.

O Epik High ainda está na YG Entertainment, e acabou de lançar um novo álbum, “Shoebox”, com um single “beijinho no ombro” para os haters: “Born Hater”.

Pessoal, ficamos por aqui. Espero que tenham gostado da matéria.

Até a próxima edição de Underground Station!!!

Redação: Gabriela Sardenberg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *