Músicas de K-Pop mais vendidas na América em 2013: PSY, Girls’ Generation, 2NE1 e mais

snsd_psy_2ne1_split_650-430_0 Quando você considera que estamos em 2013, um olhar através das 10 músicas de K-pop mais bem vendidas teve inclusões esperadas e grandemente inesperadas. Sem surpresa, PSY lidera o top-vendas de músicas de K-pop. Mas não é com seu single de 2013 “Gentleman“, e sim com seu sucesso internacional do ano passado “Gangnam Style“, que está ainda está vendendo. O single de 2012 também chegou ao número 55 na parada da BillboardYear-end Hot 100 chart“. No ano passado, “Gangnam Style” estava no número 47 da mesma parada. O single seguinte de PSYGentleman” é a segunda música mais vendida de K-pop de 2013.Enquanto isso, o single de 2010 de PSY, “Right Now” – que também é uma produção eletrônica similar à “Gangnam Style” – está no oitavo lugar de música mais vendida.

Outra surpresa vem com o terceiro maior número de vendas: “Fantastic Baby“, pelo boy group de cinco integrantes BIGBANG, que foi também lançado em 2012. “Fantastic Baby” é, talvez, uma das músicas de K-pop mais acessíveis para os ouvintes americanos, ajudando à vender mais do que uma enorme quantidade dos lançamentos de 2013. Interessantemente, o líder do BIGBANG, o rapper/cantor G-Dragon, não entrou na pesquisa com nenhuma música do álbum “Coup D’Etat“, apesar das colaborações com nomes como Missy Elliott, Sky Ferreira e Diplo. Ainda assim, o hit chegou ao número 182 na Billboard 200 esse ano, a única música de K-pop a entrar na Billboard 200 desse ano.

Logo depois de BIGBANG vem o Girls’ Generation com “I Got a Boy“. Enquanto o girl group de nove integrantes é popular por si mesmo – a unit do GG TaeTiSeo ainda possui o recorde de maior lugar nas paradas da Billboard 200 com um álbum de K-pop – as vendas podem ter sido estimuladas após a vitória de “I Got a Boy” no YouTube Music Awards como “Vídeo do Ano”.

No número cinco vem “Growl“, do boy group de doze integrantes EXO. Em menos de dois anos após o debut deles, o grupo cresceu muito na indústria do K-pop por não apenas se tornar o grupo com maior número de vendas do ano na Coreia, mas também pelos visuais impressionantes com o MV de uma tomada só para “Growl“, junto com “Wolf“, a nona música com maiores vendas na América.

O girl group 2NE1 chegou no sexto lugar com seu single de 2011 “I Am the Best“. O sucesso foi tanto que dois participantes do programa de competição de dança “So You Think You Can Dance” utilizaram “I Am the Best” para performarem. O single do quarteto com uma pegada de reggae, “Falling in Love“, é o primeiro lançamento do 2NE1 em um ano, e também entrou no top 10 com o número 10.

http://www.youtube.com/watch?v=0qupMqgrk4A

Atrás de 2NE1 vem a líder do girl group, a rapper CL, com seu debut solo “The Baddest Female“. A música de hip-hop foi a primeira incursão da cantora para o estrelato solo.

Confira o Top 10 de maiores vendas de músicas de K-pop na América abaixo, baseado na pesquisa da Billboard de final de ano.

1. “Gangnam Style” PSY
2. “Gentleman” PSY
3. “Fantastic Baby” BIGBANG
4. “I Got a Boy” Girls’ Generation
5. “Growl” EXO
6. “I Am the Best” 2NE1
7. “The Baddest Female” CL
8. “Right Now” PSY
9. “Wolf” EXO
10. “Falling in Love” 2NE1

Fonte: Billboard Tradução/Adaptação: Manu Poczapski Edição/Revisão: Patrícia Mariano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *