[IDOL STATION] WBW: 10 coisas pelas quais sou grato por ser um antigo fã de K-Pop

11

Esse artigo foi traduzido da coluna “Way Back Wednesday” para o especial do feriado do dia de ação de graças.

Sendo um fã novo ou um fã antigo, todos nos gostamos de K-pop da nossa própria maneira, mas existem coisas que apenas um fã antigo sabe apreciar. O post relata sobre a mudança da música nos últimos 20 anos. Eu tentei focar mais na experiência do que nas músicas ou artistas (mesmo tendo mesclado) e espero que daqui a 20 anos, alguém esteja escrevendo um artigo como esse.

:: COMPRANDO CD’S ::

*Eu vou ser um tanto velha com todo mundo por um minuto*
Essas crianças de hoje em dia com seus celulares e aparelhos digitais não sabem o que é a animação de entrar correndo em uma loja para comprar o CD do seu artista favorito. Era tudo um nada, sem sites e internet, não tínhamos teasers no youtube e nem previews no Itunes. Era tudo sobre ter fé e confiança nos seus grupos e artistas favoritos. Era como ir em um encontro as escuras… Às vezes você encontra o amor da sua vida outras você gasta o seu dinheiro e fica triste, mas fazia parte da experiência.

1
:: ASSISTIR O K-POP SE ESPALHAR PELO MUNDO ::

Nunca nos meus mais selvagens sonhos imaginei o número de fãs que o K-pop ganhou pelo mundo. Tem sido maravilhoso ver quão longe e quão rápido o fandom se espalhou. A um tempo atrás era quase constrangedor tentar explicar para os meus amigos que eu escutava um grupo chamado g.o.d, mas não mais! K-pop agora é como qualquer outra música popular e hoje não saber o que é o K-pop é até constrangedor!

2
:: O FATOR ANALÓGICO ::

Esqueça playlists, Ipods e vídeos digitais. Era tudo nas mix tapes, gravando de VCR para VCR, e vídeo cassetes (depois discos de vinil). Nada mais mostrava o seu grande amor pelo K-pop do que gastar duas horas colocando junto as melhores mix tapes e fazendo elas tocarem por meses até você ter novos CDs para fazer novas. Você pode pensar que isso era um total desperdício de tempo, mas, eu tenho memórias de ser DJ e criando as melhores trilhas sonoras. (Caraca, eu estou velha).

3
:: OS ÍDOLOS ORIGINAIS ::

Eu totalmente entendo os novos grupos de hoje e como são super talentosos e tem suas aparências impecáveis. Mas nada pode competir com os grupos dos anos 90, como H.O.Y, Sechskies e Fin.K.L. Quando uma girlband debuta hoje, elas podem ser bonitas e terem muitas habilidades, mas é como se fosse uma variação do que já existe por ai. Quando a primeira geração de ídolos debutou, nunca tínhamos visto algo como eles e foi uma revolução em toda a industria de K-pop. Muito obrigada, SM e DSP.

4
:: GAYO TOP 10 ::

Imagine um show que era o epicentro de tudo sobre K-pop. Era o lugar para os melhores grupos e as últimas novidades. “Gayon Yop 10” era esse o show e pode parecer antiquado para os dias de hoje, mas era a única maneira que tínhamos de saber o que estava acontecendo no mundo do K-pop.

:: HYORI ::

A música coreana está cheia de presenças de mulheres sexys, mas Hyori foi legendária. Quando Fin.K.L e Hyori acertaram o cenário da música em 1997, eu garanto que os meninos ficavam encarando as capas de seus CDs se perguntando onde essa mulher havia estado por toda suas vidas. Não existe uma girlgroup que consiga segurar uma vela para a rainha e eu duvido ver alguém como ela de novo por um bom tempo.

:: BRIGAS ENTRE FÃS ::

Crescendo na America, nós não tinhamos a mesma cultura que a Coréia, mas de algum jeito, os fãs se encontravam através do oceano. Talvez fosse o afluxo de imigrantes recentes trazendo sobre essas influências ou talvez seja uma lei normal da natureza que você só pode gostar de um grupo, sendo rival de qualquer outro, assistindo fãs brigarem pelos seus grupos que nunca tinham conhecido antes antigamente era maravilhoso. Grupos mais antigos podem não ter o mesmo volume que os fãs de hoje em dia, mas o que os falta de número não nos falta em habilidades e capacidade de organização.

5

:: OS MELHORES K-DRAMAS DO MUNDO ::

Eu sou fã dos k-dramas atuais, mas os antigos são os melhores! Enquanto as histórias eram banais e previsíveis, existia algo sobre os momentos certeiros em que as histórias faziam com que os atores se encontrassem. Era o melhor entreteinemento já criado. Não vamos esquecer de dramas como “Full House” que ajudaram a criar a onda de muitos fãs para o mundo de K-pop.

:: AS MELHORES MÚSICAS ::

Eu totalmente admito que o Kpop de hoje é muito sofisticado e avançado do que era antigamente, e esse é o porquê, para mim, que perdeu um pouco do charme. As novas músicas são muito parecidas com outras músicas já conhecidas nos EUA e na Europa. As antigas tinham um inglês esquisito nos raps que eram terríveis mas davam personalidade a música. Eu posso dizer que as músicas antigas são melhores pelo fato delas não serem melhores. Talvez seja porque eu cresci com elas… Como a comida da sua mãe sempre vai ser a mais gostosa mesmo ela não sendo a melhor cozinheira do mundo.

:: RELEMBRAR COM OS AMIGOS ::

Hoje em dia é mais e mais difícil viajar com os meus amigos porque hoje todos nós temos empregos, muitos começaram suas próprias famílias e não somos mais tão livres como antigamente. Mas nas raras ocasiões que conseguimos nos unir, é inevitável falar sobre os antigos dias do K-pop, é sempre um dos primeiros tópicos nos assuntos. As músicas fazem parte do nosso passado de quando eramos todos jovens. Um dia, todos vocês estarão com a minha idade e provavelmente vão se sentir do mesmo jeito com a música que vocês estão presenciando hoje no cenário do K-pop.

Fonte: allkpop
Tradução/Adaptação: Ana Andrade
Edição/Revisão:  Pâm

*Não retire nosso conteúdo sem os devidos créditos*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *