[IDOL STATION] Conheça os principais Fandoms de K-pop

Seja você novo ou não no mundo K-Pop, certamente já ouviu termos como “E.L.F“, “Cassiopeia“, “Shawol” e “Blackjack“, dentre outros. Esses termos nada mais são do que os famosos fandoms!

Na Coreia, fandom é coisa séria. Cada um tem seu nome próprio e cor, e alguns contam com milhões de fãs! Se traçarmos um parelelo, a rivalidade entre alguns fandoms é tão forte que podemos até comparar com a rivalidade de torcidas de futebol aqui no Brasil!

Para os coreanos, fazer parte de um fandom mostra, não só o seu gosto musical e preferência pessoal, mas também uma identidade, um estilo de vida. Alguns fãs dedicam muito tempo e dinheiro para fazerem parte e sempre estarem presentes, apoiando seu artista favorito.

Conheça então um pouco sobre os principais fandoms de K-pop!

No mundo dos fandoms de K-pop, alguns itens são essenciais e obrigatórios à qualquer fã de verdade, principalmente quando o assunto é show.

:: Glow sticks ::


Os bastões de luz ou “lanterninhas” são itens sempre presentes nos shows de K-pop. Cada fandom importante tem sua própria cor oficial, e os fãs levam milhares dessas lanterninhas personalizadas para o show. Durante o o evento, os fãs iluminam e agitam os glow sticks, formando um verdadeiro mar de luzes!

:: Balões ::

Outro item obrigatório, os balões com as cores do fandom, estão sempre presentes nos shows. Juntamente com as lanternas, os fãs também usam os balões para criar um verdadeiro espetáculo visual para seus idols favoritos. Geralmente, os fãs soltam os balões no final do show e o efeito é de encher os olhos, já que o local transforma-se literalmente em um céu de balões.

:: Fan chants ::

Os fan chants são outra marca sempre presente nos show de K-Pop. Um dos grandes diferenciais de fãs de K-pop está no escancarado apoio vocal que eles demonstram. Quando eu digo “apoio vocal”, não me refiro à gritos comuns durante shows, mas sim àqueles gritos organizados que acontecem, por parte dos fãs, nas apresentações de idols groups. Durante as músicas, os fãs preparam e cantam em coro determinadas partes de música ou gritam em uníssono os nomes dos integrantes para mostrar todo seu carinho e apoio ao grupo favorito. Vale lembrar também que nem sempre os fãs usam fan chants apenas para apoio. Alguns devem lembrar-se de tristes episódios no passado, onde fan chants foram usados para mostrar desaprovação ou até mesmo insultos, como no Super Show II, quando muitos fãs, descontentes com a entrada de Henry e Zhou Mi no Super Junior, passaram a gritar “Só 13“, incessantemente toda vez que os garotos apareciam no palco. Um episódio parecido também ocorreu várias vezes em programas musicais e também no famoso Dream Concert, quando a briga em fandoms famosos explodiu: era só determinados artistas pisarem no palco para que os fandoms rivais gritassem insultos e explodissem em vaias. Um dos meus fan chants favoritos, que vai de encontro com o intuito original, que é demonstrar apoio incondicional ao artista, aconteceu durante uma apresentação do grupo SHINee. O cantor Jonghyun, visivelmente emocionado durante um dos primeiros shows independentes do grupo, fato que era seu sonho há muito tempo, não consegue segurar a emoção e começa a chorar copiosamente, pedindo desculpa aos fãs (por controversas devido à seu namoro, e também por não poder dançar devido à uma lesão no tornozelo), que respondem com gritos de “Está tudo bem!” e “Não chore!”

http://www.youtube.com/watch?v=MTCkLgkACRk

O interessante é que por meio da organização dos fanchants, podemos aprender alguns aspectos da cultura coreana. Um deles é o fator idade: se vocês repararem, a maioria de fanchants que incluem nomes de artistas, sempre são feitos na ordem do nome do cantor mais velho, até chegar ao maknae. Outro fato importante é que para os coreanos, assim como em grande parte da cultura asiática, o “trabalho duro” é sempre bem visto e recompensado; por isso os fanchants são tão organizados e tratados com seriedade, uma vez que através deles, os fãs conseguem demonstrar o quão gratos estão pelo trabalho árduo que os idols realizaram. É basicamente uma maneira de agradecerem e mostrarem reconhecimento aos idols que estão no palco. Como bem sabemos, independente do trabalho que for, apoio e motivação significam muito, especialmente para os cantores, que dependem tanto dos fãs!

Alguns fanchants são bastante complexos, e exigem muita organização e treino. O resulto, porém é lindo, e de arrepiar!

http://www.youtube.com/watch?v=edMxaochUPQ&feature=player_embedded

Ok, agora que você já sabe um pouco mais sobre tudo o que envolve o mundo dos fandoms de K-Pop, vamos conhecer também um pouco sobre os principais fã clubes, suas cores e curiosidades!

 

:: Cassiopeia ::

Impossível falar de fandom sem mencionar “Cassiopeia“. Reconhecido internacionalmente, o fandom entrou para o livro dos recordes como o maior “fã clube” do mundo, com mais de 900.000 integrantes oficiais.

O nome do fandom vem da constelação Cassiopeia, que consiste em cinco estrelas principais, o mesmo número de integrantes que TVXQ ou DBSK debutou.

Cor oficial = vermelho pérola

:: E.L.F ::

E.L.F é o segundo maior fandom da Coreia. A palavra é uma acrônomo de “Ever Lasting Friends” (algo como “amigos para sempre”). E.L.F também é conhecido como um dos fandoms mais influentes e participativos do K-pop. Apesar do apoio quase sempre incondicional ao Super Junior e da incrível organização, o fandom já esteve envolvido em diversas polêmicas, como no triste episódio passado da recusa dos integrantes Henry e Zhou Mi, que foram hostilizados por um longo tempo pelos fãs que recusavam-se a aceitar “15” ao invés dos 13 integrantes originais, além das famosas brigas com o fandom SONE (fã clube de SNSD), embora os dois artistas sejam da mesma empresa. No geral, os E.L.F têm um bom relacionamento com todos os fandom (excluindo SONE) e são muito respeitados no mundo K-pop.

Cor oficial = azul safira

:: Shawol ::

Outro grande fandom que consta entre os TOP 5 da Coreia. SHINee World, ou Shawol, como é mais conhecido, é o fandom oficial do SHINee. Os Shawol tem, em geral, um bom relacionamento com todos os outros fan clubes (exceto talvez com os SONEs, uma vez que os Shawols costumam tomar partido dos E.L.F). Se com os outros fandoms, os Shawols são contidos, o mesmo não acontece dentro do próprio fã clube. Shawols são conhecidos como “literalmente loucos” por SHINee, e sempre são satirizados pelos outros grupos por causa desse fato. O imenso fandom é conhecido pela relativa pouca idade dos integrantes, fato que muitos vinculam à imaturidade por parte de alguns fãs. Exemplo disso é a relação de “posse” que as integrantes femininas demonstraram para com seus integrantes favoritos, em especial ao Taemin e Jonghyun, o que rendeu uma triste polêmica no passado. Quando Jonghyun anunciou seu namoro com uma atriz, grande parte das Shawols viram-lhe as costas e passaram a exigir o término do namoro, além de hostilizarem a atriz. Felizmente, a maior parte do fandom permanceu fiel ao juramento de amor incondicional e deu apoio ao cantor, continuando a mostrar o porque o fandom é conhecido também como um dos que mais apoia seus idols.

Cor oficial = azul claro/ azul celeste perolado

:: SONE ::

Outro dentre os TOP 5 fandoms de K-pop. SONE ou S♥NE é uma abreviação de “So One” e também uma versão da palavra coreana SoWon, que significa pedido/desejo.
Apesar da enorme legião de fãs e do nível de influência no mundo K-Pop, os SONEs não têm um bom relacionamento com os outros fandoms, em especial com os outros fã clubes da própria agência SM Entertainment. O fandom esteve envolvido em diversas controversas e escândalos, o mais famoso deles, culminando no triste episódio “Black Ocean” (Oceano Negro). O escândalo aconteceu durante uma apresentação do Dream Concert em 2008, quando diversos artistas apresentariam-se no palco, um de cada vez. Foi relatado que alguns SONEs rasgaram banners e cartazes de outros fandoms, além de brigarem pelos melhores assentos e agredirem E.L.Fs, Cassiopeias e Triple S. Por causa desse fato, os outros fandoms presentes voltaram-se não só contra as SONEs, mas também contra o SNSD! Durante a apresentação das garotas, todos os fandom, exceto as SONEs, viraram-se de costas para o palco, apagaram as lanternas (causando assim o “Black Ocean”) e ficaram em silêncio, sem mostrar apoio algum; o silêncio só foi quebrado quando começaram a gritar o nome das Wonder Girls. Mais tarde, as garotas do SNSD pediram desculpa pelo comportamento dos fãs e o fandom voltou a ser aceito pelos outros (fato que durou pouco, pois o incidente repetiu-se em 2009). Embora cercado de escândalos e em constante relação de amor e ódio com os outros fandoms, a importância e o amor que os SONEs devotam às suas idols é inegável!

Cor oficial : Rosa perolado (os balões são em forma de coração)

:: Hottest ::

Fandom do grupo 2PM, que está entre os maiores fandoms da Coréia. O nome é uma brincadeira com o nome e imagem “sexy e quente” que o grupo sempre demonstrou. O fandom sempre teve boas relações com os outros fã clubes, exceto, em sua maioria, com o fandom do ex-integrante Jay Park

Cor oficial : Cinza metálico/ Preto perolado

:: V.I.P ::

Fandom do grupo Big Bang. A sigla V.I.P significa “Very Important Person“. Considerado como um dos mais comportados fandom, os V.I.P são conhecidos por não se importarem muito com os assuntos dos outros fandoms, a não ser o próprio, o que acaba dando-lhes uma fama de “os esnobes” do K-Pop. No entanto, o apoio que os V.I.Ps sempre deram aos seus idols é incontestável, como por exemplo nos recentes escândalos, envolvendo Daesung e G-Dragon; mesmo nessa situação delicadada, o fandom permanceu incansável ao lado do grupo, ajudando-os a dar a volta por cima.

Cor oficial : Não há uma cor oficial, mas os glow sticks oficias são amarelos.

:: B2UTY ::

Outro fandom que consta entre os maiores e mais influentes da Coreia. O nome surgiu por causa do conto “Beauty and the Beast” (A Bela e a Fera). O fandom também é considerado um dos mais gentis do mundo K-pop e raramente envolve-se em brigas ou controversas. Os fãs têm um histórico de serem bastante compreensivos, fato que ficou evidente quando o integrante Junhyung anunciou seu namoro com a cantora Goo Hara; diferente da grande maioria dos possessivos fandoms, grande parte dos B2UTY mostraram seu apoio ao rapper.

Cor oficial : azul escuro (cor antiga)/ cinza metálico (nova cor oficial)

:: Black Jack ::

Um dos maiores fandoms entre idols groups, os Black Jack também constam entre os mais importantes do K-Pop. O nome vem de um jogo de palavras com a pronúncia do nome do grupo 2NE1 (pronuncia-se “Twenty One”)e um jogo de cartas ; no jogo “Black Jack”, 21 é a maior combinação possível de cartas. Assim como os V.I.P, que dividem a mesma gravadora, os Black Jack são tidos como fãs contidos e sem grandes histórios de problemas com outros fandom, especialmente por dedicarem-se por inteiro ao girl group 2NE1.

Cor oficial : Preto/Rosa Escuro

:: Kissme ::

Fandom do grupo U-KISS. O fã clube sempre foi um dos mais bem comportados e compreensivos do mundo K-Pop. Exemplo disso foi que, mesmo após a saída de dois intregrantes queridos por todos Kissme, os fãs, em sua maioria, receberam de braços abertos os dois novos integrentes, ao contrário de episódios parecidos que tiveram outro rumo em fandoms diferentes.

Cor oficial : Rosa (o balão geralmente é branco com marcas de beijo)

:: Darling ::

Apesar de novo, o fandom do grupo Dal Shabet vem atraindo cada vez mais seguidores. Um fato interessante é que antigamente o girl group Dal Shabet era um dos que contava com o maior número de haters (anti-fãs), ao lado do grupo Boyfriend; com o tempo, o anti-fã cafe foi fechado e a grande maioria dos anti- fãs converteu-se à fãs oficiais!

Cor oficial : até o momento, o fandom não possui uma cor oficial.

:: Outros fandoms ::

– I AM (2AM)
– 4NIA (4minute)
– Play Girlz (After School)
– Bana (B1A4)
– Baby [ainda não oficial] (B.A.P)
– BBC (Block B)
– Best Friend (Boyfriend)
– Everlasting (Bown Eyed Girls)
– Boice (CNBLUE)
– DALMATE (Dalmatian)
– GIRLSHIGH (Davichi)
– F.ANTASIA (F.CUZ)
– Primadonna (F.T Island)
– Inspirit (INFINITE)
– Kamilia (KARA)
– A+ (MBLAQ)
– Say A (miss A)
– Secret Time (SECRET)
– Star1 – SISTAR
– Triple S (SS501)
– Diadem (T-ara)
– Angels (TEEN TOP)
– Wonderful (Wonder Girls)
– ZE:A Style (ZE:A)

E você? Gostou dessa matéria especial sobre um pouquinho mais do mundo dos fandoms de K-pop? Também é seguidor de algum fandom? Não deixe de comentar e aguarde, pois em breve nosso site estará recheado de matérias especiais sobre o universo K-Pop e a cultura coreana!

Redator : Faye
Revisor : Ziyan
Edição:  Triika

101 thoughts on “[IDOL STATION] Conheça os principais Fandoms de K-pop”

  1. A fonte de vocês foi qual? A parte de trás de uma caixa de Toddynho? Quanta informação errada num lugar só!

    1. E você esperava o quê? No geral está bem explicativo sim, lol. Só achei super desnecessário comentar sobre o DC08 quando falaram dos SONEs. Quem desligou os glowsticks não foram os SONEs, foram Cassies, ELFs e Triple S – o famoso “Black Ocean”  e as ELFs ainda tentaram recriar a mesma coisa no GDA 2010. 

      Enfim… desnecessário ficar falando do passado. Se for falar de fanwars, falem do MAMA awards 2011, foi engraçado ver ELFs, BlackJacks e Cassies mobando contra SNSD nos charts de votação. hehe

      1. “(…)Durante a apresentação das garotas, todos os fandom, exceto as SONEs, viraram-se de costas para o palco, apagaram as lanternas (causando assim o “Black Ocean”)”

      2. Não é desnecessário, a função de uma matéria é informar os seus leitores, e nem todos conhecem o fandom de SNSD, ou dos demais grupos citados. Acredito que o evento do Black Ocean tenha sido um fato marcante na história dos Sones coreanos, e por isso acho que é bem relevante citá-lo na matéria. Isso não quer dizer, no entanto, que ela esteja criticando ou menosprezando os Sones.

  2. Eu sou SONE e não fico brigando com pessoas outros fandoms, aliás tenho muitos amigos de todo tipo de fandom. Na verdade tenho vergonha do que esses batatões fizeram com o fandom, isso foi horrivel e desumano e acabaram com a imagem do SNSD

    1. Pois é…acho que o grande mal entendido aqui é que as pessoas estão lendo como bem entendem, pulando a parte principal, que fala que isso É NA CORÉIA, na Coréia, não aqui! Aqui as fanbases tem um ótimo relacionamento, mas é inegável que LÁ tem bastante rivalidade, e que fatos tristes como esses já aconteceram….

      Em NENHUM momento algum fandom foi diminuído ou difamado! Todas as fanbases citadas são importantes e extremamente influentes na Coréia. Na matéria foram citadas algumas curiosidades e o histórico dos fandoms mais importantes, sejam eles positivos ou negativos.

      É isso, gente, não pulem os textos pra não interpretarem mal. Novamente, tudo o que foi dito é sobre os fandoms NA CORÉIA, e não no Brasil…

  3. Adorei a matéria ,olha q estou no mundo do kpop a dois anos e tinha fatos como os das SONES q não sabia!
    Parabéns!!!

    1. Afff porque vocês vivem criticando o site mas vivem entrando no próprio hein???
      Se não gostam não acessem o site … mas ficar entrando no site pra escrever comentários denegrindo o site é de uma infantilidade …

    1. É mas tem gente aqui que não sabe. Tá no passado sim  mas é um acontecimento que não podemos deixar de esquecer , até porque foi um fato que marcou né.

  4. Não comentou do TripleS ? Um dos maiores da Coréia ? Tá precisando melhorar o conhecimento no assunto ai ein.  tsc.tsc. 

  5. Parabéns, ótima matéria! A cada dia o KpopStation cresce e melhora. Só fiquei frustrado pelo fato de não citarem de forma ampla alguns maiores, como Wonderful e Triple S, que ficaram faltando, e acredito que sejam dois de grande importância no contexto kpop na Coreia. Sem contar, que o foco foi mais no SONE… sério, boa matéria, mas pouco aprofundamento, de qualquer forma foi algo mais superficial para que todos entendessem.

  6. Eu sou uma SONE e sou violenta, mas isso não diz nada qqq
    Eu acho que isso é uma grande besteira, pois bem, se o fandom faz a cagada, quem paga são os ídolos, sendo que, eles se esforçam para, digamos assim… não ser o melhor, mas sempre agradar a nós.
    DC08 foi passado, como já disseram, visto que, quando dizem “sones”, “elfs” generalizam de mais!
    Isso se aplica somente aos fãs da Coréia, pois aqui nas Américas, até mesmo no Brasil, não houve qualquer tipo de agressão (como por exemplo, o show da Cube em SP). Tem que se ligar mais, porque não são todos que são assim…

  7. Muita boa a reportagem, e isso que falaram do Black Ocean, infelizmente foi muito triste :c dá até uma dorzinha no coração, eu sou uma S♥ne, e fico triste pelo fato do fandom ter sido marcado por fatos agressivos, afinal todas são fofas <3 e eu também tenho amigos de vários outros fandoms principalmente E.L.Fs, mas enfim, gostei bastante, parabéns 

  8. A parem de ser revoltadinhos ! Pode estar faltando informação mas eles só falaram a verdade sobre cada fandom, seja passado ou não ! Sou V.I.P e BlackJack , e nós somos esnobes mesmo, mais assim como falaram sobre todos os fandoms temos um amor imenso pelos nosso k-idols !  Vcs deviam é ficar orgulhosos, e agradecer ao  KS que sempre faz matérias, eventos pra nós kpoppers ! 

  9. Parabéns! Ficou ótimo, infelizmente fico triste dos S♥nes terem ficado conhecidos assim, até porque sou uma 
    S♥ne, mas creio que os S♥nes coreanos não vão repetir o fato, até porque eles tem que orgulhar o fandom do mundo inteiro! não podem fazer isso mais :c eu também tenho amigos de outros fandoms e me dou bem com todos, isso é legal 😀 parabéns, ficou ótimo

  10. Gostei da matéria, só não da parte:”Exemplo disso é a relação de “posse” que as integrantes femininas demonstraram para com seus integrantes favoritos, em especial ao Taemin” Ciúmes, sabe? asiodhsaiodh,
     mas enfim, por mais que eu não goste de SNSD, achei estranho não terem citado como é o fandom delas, elas parecem ser bem famosas… mas né, tudo bem. Parabéns equipe do KpopStation, sempre melhorando ^^ 

    1. Obrigada, Thainy ^^ Como foi dito, isso refere-se ao fandom na Coréia, e não daqui! Os fãs daqui são bem dfierentes…
      E ah, SNSD foi citado sim o.o tem uma parte bem grande sobre as SONEs!

  11. Matéria mtoooo legal!
    Eu acho que faço parte de quase todos auhasuash’
    Mas sou principalmente Cassiopéia e ELF O/
    Não tem coisa mais linda do que a união vermelho/azul *-*

  12. Isso é tão complicado pra mim, pq eu amo demais todos, mas de formas diferentes,mas sou principalmente  BlackJack,V.I.P, Shawol, e A+,(e um pouco baby e ELF) heuheuheuheue. É q esses são o q me conquistaram desde q eu começei a gostar de k-pop. Mas por exemplo, n gosto mt de SNSD, mas tbm n odeioo..é como se fossem filhos pra mim,e é dificil dizer qual é o favorito.Amo todos demaais mas de formas diferenciadas. Por isso eu digo q amo o KPOP e geral <33 ^^ KPOP Forever s2'

  13. Não suporto quando generalizam e acham que toda SONE é briguenta 
    Pessoalmente acho essa rivalidade entre os fãns dos grupos uma completa besteira 
    Fora que esse tipo de comportamento reflete na imagens dos idolos tb ( me deprime saber o quanto as soshis são mal faladas por causa do comportamento dos SONEs )

    Quem não gosta das soshis com certeza não as conhecem de verdade , não sabem o quanto essas meninas são incriveis , excepcionais e unicas.
    Na primeira vez que as vi juntas fiquei REALMENTE impressionada.Do ponto de vista sociologico chega a ser anormal .
    Imagine 9 garotas extremamente bonitas , talentosas , unicas , todas buscando pela fama em um mundo hiper-competitivo .A última coisa que você pensaria é que elas se tornariam uma familia , onde cada uma delas é amada , sem inveja , sem panelinhas ou mesquinhez .
    Algo como o SNSD não acontece sempre .O amor , o carinho ,  falta de ciumes/inveja entre elas é  simplesmente incompatível com a busca pela fama.
    Isso que as torna especias , este laço de irmandade .Como elas são uma familia mais unida do que a maioria das familia que eu conheço ? Foi isso que me fascinou no SNSD .
    Antes de criticar ou criar uma opnião sobre elas , assistam algum programa que elas participem .
    Hello baby , win win , Horror movie factory , girls go to school , happy together e tantos outros .

    1. Entendo como tu se sente! eu fico muito triste mesmo quando eu vejo essas sones infantis brigando com outros fãs (muitas vezes também infantis)
      Essas polêmicas realmente acabaram com a imagem do SNSD.. parece que ninguém mais entende que a culpa não é delas, e sim desses fãs brigões!
      As soshis são mesmo uma família muito unida e de muito talento.. é tão triste ver esses mal-entendidos acontecendo 🙁 

    2. EU TE AMO SÉRIO!! Ainda bem que não sou a única que pensa assim, as pessoas costumam julgar as outras por nada, nem sequer conhece ela para julgar e as vezes julga por prazer.. Estou realmente cansada desses “fãs” que brigam por bobeira com outros fandoms, coisa de criança que não tem o que fazer! E também tem gente que acha que todo SONE é briguento, meu deus.. Nojo de quem pensa assim. Sou BlackSone com orgulho amo todas elas e realmente queria um feat de 2ne1 com alguma música das GG como em Lollipop.. 2ne1 e BigBang. Mas como sabemos né, Minzy não vai estar lá, é realmente uma merda.. Mas enfim, já te admiro por pensar deste jeito.

  14. SONEs em sua maioria são briguentos sim! Nenhum que eu tenha conhecido suportava críticas (e até brincadeiras, teve uma que disse ter chorado de raiva por um comentário meu que realmente, não foi ofensivo) sobre elas e respeitavam….

    Eu sou I Am Hottest/Jay Walker e U-ana (IU e não é oficial), Hottests tem um lado negativo pro meu lado por causa do bafafá com o Jay… mas ao menos agora as coisas parecem ser melhores.

    E V.I.Ps são fodas de qualquer jeito né? Orgulho <3

    E bem que poderiam comentar mais sobre os outros fanclubs e postarem curiosidades, que muitos ali eu desconhecia! *_*

    Ahh, alguém tem esse video do black ocean? fiquei curiosa pra ver

    1. Nós não suportamos críticas porque simplesmente defendemos nossas Soshis. Mas agora só porque defendemos nossas divas temos que ser briguentos, raivosos, e no geral, problemáticos??????? Realmente, tem pessoas que não entendem o outro lado da situação.  

      1. Defender ídolo é aceitável, pois realmente os amamos, o problema é não aceitar críticas e partir para a ofensa…
        Sabe a única coisa que eu falei pra uma menina da Seohyun pra ela ficar nervosa e chorar? “tudo nosso” e ainda no tom de brincadeira… mas mesmo assim, a menina se descabelou pro meu lado. Agora, o que é legal é quando você acha um fã que entenda o motivo de tudo isso, concorde, fique de boa e explique seu lado, isso é o que é difícil, já que os fãs malucos aparecem mais.

        1. Sou Sone e entendo completamente o que você quer dizer .
          É praticamente impossivel achar um fan sensato e racional . Primeiro porque fanatismo não é racional ( e na minha opnião chega a ser anti-natural )
          Pode parecer contraditorio ou hipocrita da minha parte , mas eu comecei a entender o “fanatismo” somente quando eu conheci as soshis .
          E agora mais do que nunca eu sei que é algo complemente irracional 
          Se você ver seu idolo sendo criticado , é realmente dificil não pensar nada ou ignorar.
          Não é nem tanto pela critica em si , mas sim porque é obvio que não é verdade. (Como a maior parte das criticas vem de anti , raramente em algum fundamento )

        2. Sim,eu concordo com a Adriele e contigo! Realmente ela (Adriele) está falando de Sones que mesmo não sendo briguentos levam culpa e amam as Soshis, só querem ama-las e não fazem barracos! O Black Ocean,pelo o que li foi um horrível episódio e Sones foram sim muito infantis e eu achei ridículo a reação dos outros fandoms por punir as Soshis que nem mandaram fazer nada! O Black Ocean entrou para a história e até hoje levamos essa fama! ‘-‘

  15. tá explicado pq nunca fui muito com a cara das sones, msm gostando um pouco de snsd.. nem sabia desse black ocean, que episódio mais lamentável

  16. Vcs poderiam disponibilizar essas “lanterninhas” ou os balões pra comprar (ou dar de graça 8DD) durante o show do BigBang ou no Music Bank né? Assim agente também pode agradecer aos k-idols dessa forma linda *-*

    BANA 4ever <3 ;P

  17. Eu sou Kamilia, Sone e Triple S com orgulho, mas as SONES são as piores! São chatas e briguentas! ¬¬
    Ao contrário das kamilias que são amáveis com todos! A não ser que existam sones q sejam kamilias q tenham o mesmo comportamento!
    Agora vê, snsd é um excelente grupo, mas deixa de ter muitos fãs por causa das sones!! SNSD poderia uns 500 mil fãs, mas só tem 200 mil!
    Assim, Cassies são muito fofas, mas ñ brinca com elas ñ, pq isso pode resultar numa morte violenta! Tantp pra Cassies, E.L.Fs, Triple Ss, VIPs e Shawols!!

  18. Falando nisso, eu acho assim, no primeiro concerto de KARA, eu queria que os kamilias usassem uma cor só com as luzinhas, mas foi todo colorido, o show ficou todo rainbow!! x3
    A cor delas oficial é rosa meio pêssego perolado, ia ser tão lindo tudo rosinha com as luzinhas! *0*
    E relatando, eu acho na verdade q Kamilias se dão bem com Sones, ou se odeiam até a morte!

  19. eu achei 2 videos,o primeiro é mais um explicativo sobre o ‘Black Ocean’ e mostrando algmas fotos do ocorrido entre as brigas dos E.L.F ‘s e Sone’s,o segundo é uma fancam mostrando a situação na apresentação das SNSD com a musica ‘ Girls’Generation ‘
    http://www.youtube.com/watch?v=gJiODjR8Ggo 
    http://www.youtube.com/watch?v=6qcPDy1ShI8&feature=related Sone's por favor,não me entendem mal postando os videos pq tbm sou um Sone e amo demais as Soshis(pricipalmente a Sunny *-*) meu objetivo é apenas mostrar os ocorridos com as SNSD para os iniciantes no K-Pop e para quem ainda desconhecia do fato.Se vc q é Sone se sentiu ofendido,um aviso:
    NÃO TEM NADA FALANDO SOBRE VC AKI!

  20. Gostei muito da matéria.
    Acho engraçado ficarem se doendo tanto aqui só porque foi falado sobre o Black Ocean…–‘
    Tem muitos SONEs se doendo a toa ¬¬
    Assim como há ELFs loucas…são coisas de fandom mas o que eles estão explicando não é isso e sim um perfil de cada fandom… relaxa gente 🙂

  21. Adorei a matéria! Sempre façam essas matérias extras sobre cultura, comportamento, culinária, curiosidades…. Tem muita coisa legal sobre a Coreia para mostrarem aos fãs de K-POP. Parabéns! =D

  22. VIPs “esnobes” do K-pop??
    Não tem nda de mais gostar apenas de 1 grupo eles já ocupam 50% do meu cérebro, 20% 2ne1 sobrando apenas 30% para as outras coisas… Só eles já são d+ imagina se eu gostar de outro grupo,
    Eu já tô satisfeita com meus Bangs ^_^

  23. sou estressada sim..’! Mas sou sone com orgulho..’!
    mas nunca faria isso com nenhum grupo, como fiseram com as soshis .
    foi ridiculo . atitude de babaca , idiota ..’!

  24. Achei ridiculo da parte dos outros fandoms fazerem isso com as soshis. elas n tem nada a ver c essas brigas! tadinhas, devem ter se sentido mal!!!!

    eu n tenho problema com NENHUM grupo. Sou SONE, E.L.F, Blackjack, Hottest, V.I.P, Wonderful, Boice, Angel, Triple S, Diadem, Secret time, A+, Say A. Star1, 4nia, I am, play girlz, bana, everlasting, bestfriend, primadonna, cassiopeia, shawol, kamilia, pink panda, affxtion, EXOtic, jumping BoA, G.Ni, infinite, Eels (fã de jung geun suk), minoz (lee min ho), star angel (park shin hye), ranian, PSYcho,…. tbm amo a baek ji young, IU… Esses são só meus preferidos ;D amo todos 

  25. Cara não gostei, agora todo Sone é barraqueiro e bla bla bla ? se eles fizeram isto não precisa ofender também né…quem escreveu este post esta generalizando demais ! Mas eu admito que dei algumas risadas xD, e não sei porque sones e blackjacks tem tanto ódio um pelo outro são estilos e pessoas totalmente diferentes,eu sou sone mas não fico arrumando barraco com outros fandoms…inclusive também sou shawol, mas acho que vocês estavam tentando dizer que a maioria é assim,tem muitas excessões 🙂

  26. Nem todo SONE faz intriga não. Confesso que muita gente sim. O problema é que quando o assunto é SONE, já ficou banalizado. Por cauda dos fãs, em sua maioria coreana, todos os SONEs perderam sua credibilidade, então qualquer coisa já é barraco. Por exemplo, (não me matem) se um Bana, as vezes, falar a mesma coisa que um SONE na hora de defender, não é considerado barraco, por que o fandom não tem a má fama e nunca se envolveu em intriga (me desculpem se eu estiver errada). Entenderam? Aigoo… Estou escrevendo um texto e não estou explicando direito. >< Pelo menos eu vejo dessa forma, por que é assim que penso.

    Resumindo tudo isso: PAREM DE BRIGAR! O FANDOM TEM QUE APOIAR O ARTISTA E DAR SEU AMOR PRA ELE E NÃO SAIR FAZENDO INTRIGA. SE NÃO GOSTA, RESPEITE. U-U NÃO BRIGUEM MAIS PARA O KPOP SE TORNAR UM LUGAR MELHOR GENTE. <3 ONDE FÃS SE DÃO BEM. <3 /foge

    Agora a matéria:

    Adorei! <33

    Eu sempre tive duvida quanto ao nome de alguns fandom's, agora eu sei. *-*

    Muito interessante, parabéns. <3

  27. Nem todo SONE faz intriga não. Confesso que muita gente sim. O problema é que quando o assunto é SONE, já ficou banalizado. Por causa dos fãs, em sua maioria coreana, todos os SONEs perderam sua credibilidade, então qualquer coisa já é barraco. Por exemplo, (não me matem) se um Bana, as vezes, falar a mesma coisa que um SONE na hora de defender, não é considerado barraco, por que o fandom não tem a má fama e nunca se envolveu em intriga (me desculpem se eu estiver errada). Entenderam? Aigoo… Estou escrevendo um texto e não estou explicando direito. >< Pelo menos eu vejo dessa forma, por que é assim que penso.

    Resumindo tudo isso: PAREM DE BRIGAR! O FANDOM TEM QUE APOIAR O ARTISTA E DAR SEU AMOR PRA ELE E NÃO SAIR FAZENDO INTRIGA. SE NÃO GOSTA, RESPEITE. U-U NÃO BRIGUEM MAIS PARA O KPOP SE TORNAR UM LUGAR MELHOR GENTE. <3 ONDE FÃS SE DÃO BEM. <3 /foge

    Agora a matéria:

    Adorei! <33

    Eu sempre tive duvida quanto ao nome de alguns fandom's, agora eu sei. *-*

    Muito interessante, parabéns. <3

  28. Gostei da matéria.^^ Sou VIP e Kiss Me, e fiquei feliz de ver meus dois fandoms citados aqui (tudo bem, VIP era meio que “obrigatório” ser citado, afinal é um dos grandes fandoms, mas citar os Kiss Me… Poxa, fiquei muito feliz. *o*).

    Só queria dizer uma coisinha… As Kiss Me são mesmo muito bem comportadas e tal, mas quando o Kiseop entrou no grupo, ele sofreu muita rejeição pelas fãs (depois elas passaram a gostar dele, no entanto). O AJ e o Hoon também tiveram vários haters, mas dessa vez o grupo já estava mais preparado para acolher os novos integrantes, de modo que eles também puderam receber o apoio de vários fãs.^^

  29. Agora que vi a data da publicação, ainda bem que vi antes de comentar,. Já ia falar “Como assim não tão falando das EXO-Ls” HAHAHAHAAH Adorei a matéria, todo fandom tem um cancêr, mas é a vida.

  30. Eu não sei de nada desses acontecimentos, mas adorei essa matéria, porque não tinha conhecimento desses tristes acontecimentos com o fandom das SNSD.
    Sou BABY e A.R.M.Y de coração e sempre vou ser, e se falarem mal dos meus idols, eu vou ficar furiosa, sim, mas vou guardar pra mim né, porque opinião de gente de baixo nível que procura briga em todo canto não serve.

  31. Gente, achei a matéria incrível! Sério que veio SONE reclamar por causa do Black Ocean? Girls Generation devem ter jogado pedra na cruz pra merecer certos tipos de “fãs”. E o foda é que uns fazem bosta e queimam o fandom inteiro e ainda acaba queimando as próprias SNSD </3
    Adorei a matéria de vocês e amo SNSD, porém, os fãs deveriam repensar algumas ações.

  32. Só tenho uma coisa a acrescentar, o fandom da dupla Davichi foi oficialmente nomeado em 2015: “Davichi Chord”. Obrigada!

  33. sou V.I.P e amo esse fandom d++, BIGBANG é minha banda utt e a que me fez entrar pra esse mundo maravilhoso que é o kpop ❤

  34. Calma aí tá faltando os Armys que Cresceu Muito durante estes Tempos,Agr só da BTS
    Eu também amo o 2NE1,Big Bang,Zion T.e a Hyuna
    Estou começando a Gostar do BLACKPINK,GIRLS GENERATION,NCT 127 E VIXX.
    Mas Aqui é Army,BTS É VIDA OKKAY

    1. Haha,okay dude,sóq a matéria é d 2012,Bangtan nem debutado tinha ainda,então…..ah e corrija-me se eu estiver errada,mas não tem Got7 e uns outros aí não(n~ sei quem são “os outros” mas bem, debutaram muitos outros k-pop’s;e isso é óbivio T-T)so yeah,o que eles teriam que fazer,no caso,seria se atualizar^~^ by the way,eu sou uma A.R.M.Y. :p não sei se isso é relevante,mas SIM CONCORDO COMPLEEEEEEEETAMENTE!!!BTS É VIDA MEUERMÃO *Ç*. eles são únicos!e é por isso que eu os amo tanto!!!!BTS hwaiting!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. ate faltaria mas essa materia é de 2012 e o BTS só debutou em 2013 entao nao , nao esta faltando pq ainda nao ‘existia’ o Bangtan (Sou army) <3

  35. Sone & Jumping BoA !!! Qual é o fandom d J.Min (Pra quem nao sabe ela é uma cantora solo da S.M.) ??? Amo demais a S.M. ❤

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *